Templates da Lua

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ainda há lugar para o machismo?


Todo o país comentou a fatídica história da estudante Geisy Villa Nova Arruda, que sofreu ameaças por parte de alunos da Uniban, faculdade em que cursava Turismo, por trajar um vestido curto e justo.Depois de muitos protestos contrários à postura da instituição que tentou expulsar a aluna, sua segurança foi garantida na volta às aulas e seu curso transferido para outro prédio. Diante de tudo isso, fica a pergunta: Era realmente necessário todo esse problema por conta de um vestido?

Brasil, um país tropical, cheio de calor e beleza. Mais que comum usar roupas curtas. É inteligível que não é adequado usar vestimentas "sensuais" em uma Universidade, mas a atitude dos alunos da Uniban em ameaçarem a garota é, no mínimo, exagerada. Pior ainda: diante dos inúmeos protestos realizados em frente ao campus da Uniban, exigindo retratação perante o assunto, muitas garotas se referiam às protestantes como desocupados e os mandava "lavar roupa", mostra claríssima de machismo. Mulheres, que deveriam se unir na luta pela erradicação dessa postura preconceituosa,ainda se curvam aos ditames de uma sociedade centrada no homem.

Observando todo esse caso, andei pensando que um vestido curto não é capaz de delinear o caráter de uma pessoa, mas a capacidade de agredir fisica e psicologicamente outro cidadão certamente define a índole destes alunos.

Pauta para o site do Tudo de Blog, da Revista Capricho:

Depois desse bafafá todo com a universitária da Uniban, fica a questão: o problema todo foi mesmo o tamanho da saia? De quem foi a culpa, no final das contas (Se é que houve culpados, claro!)?

3 comentários:

Tailany Costa disse...

Ridículo isso. Por mais que não pareça adequada a roupa, onde fica o direito de ir e vir? Isso parece terrorismo.

Mariana Gominho disse...

de fato, ameaçá-la apenas por uma "indumentária inadequada" foi uma atitude ridícula... vê se ameaçam algum boyzinho que vá de regata pra sala?
abraço, tali!

Unknown disse...

Talita (você tem o nome da minha irmã) na boa, dúvido muito que o problema tenha sido o vestido, acredito que talvez atitudes da moça já vinha repugnando os alunos, e usar aquele vestido foi o fim da picada, e o negócio desandou todo...