
"Deus disse: crescei-vos e multiplicai-vos...
acho q entenderam: crescei-vos e fotocopiai-vos!"
Achei que deveria começar esta pauta com uma cópia. E esta não é qualquer cópia. Há nela uma particularidade: é uma ‘autocópia’. Escrevi isso há alguns anos atrás analisando a falta de originalidade de algumas pessoas que me cercavam, pois isso me incomodava profundamente.
Hoje, analisando melhor a situação, enxergo por outra ótica. Todos copiamos, de um modo ou outro. Copiamos não somente a roupa que está na moda ou o cabelo da atriz loira, mas opiniões de pessoas que nos parecem bem embasadas, pois, como seres sociais que somos, estamos em constante contato com posições diversas que nos incitam a refletir.
E isso não deve ser vergonhoso ou incômodo.
Captar uma opinião pronta, como informação, codificar e nela impor sua visão, é transformar aquilo que era produção de outro em sua própria verdade. Isso, a meu ver, é prova de crescimento pessoal.
Ao contrário, empanturrar-se de idéias, opiniões, exposições alheias que não fazem parte do seu eu, é patético. Não saber defender esses pontos, ainda pior.
Portanto, um conselho a quem quer pegar o bonde andando: Seja o melhor, seja original. [Epa, mas.. isso é cópia! rs]
Pauta para o Tudo de blog, da Revista Capricho:
"Todos nascemos originais e morremos cópias". Afinal, copiamos uns aos outros o tempo inteiro. Queremos fazer parte de um grupo? Temos medo de ser diferentes? E quando é o contrário, e alguém tenta copiar tudo o que somos e gostamos?
4 comentários:
Eu mesmo nunca neguei que você é grande influência pra mim =)
"Ser criativo é a arte de esconder suas fontes"
Copiei de alguém, esqueci quem. =)
Olha, vou te contar que não aguento mais "me embasar" em idéias alheias... gostaria de chegar num ponto da vida em que as pessoas se "embasarão" nas MINHAS idéias.
E depois vou conquistar o mundo! :D
http://betajackson.blogspot.com
nao dá pra responder no da robbie, entao vai aqui mesmo
- qualquer ideia, a meu ver, é uma apropriação de algo já em andamento. Por isso, acredito que várias pessoas já devem ter se embasado em ideias suas, q eram embasadas em anteriores e assim por diante.
adendo;
. quero meu blog igual ao de gabi cravo, cheio de jornalismo colaborativo =/
Postar um comentário