Templates da Lua

Créditos

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 17 de março de 2009

Mesmo que seja estranho, mesmo que seja bizarro


"Deus disse: crescei-vos e multiplicai-vos...
acho q entenderam: crescei-vos e fotocopiai-vos!"

Achei que deveria começar esta pauta com uma cópia. E esta não é qualquer cópia. Há nela uma particularidade: é uma ‘autocópia’. Escrevi isso há alguns anos atrás analisando a falta de originalidade de algumas pessoas que me cercavam, pois isso me incomodava profundamente.
Hoje, analisando melhor a situação, enxergo por outra ótica. Todos copiamos, de um modo ou outro. Copiamos não somente a roupa que está na moda ou o cabelo da atriz loira, mas opiniões de pessoas que nos parecem bem embasadas, pois, como seres sociais que somos, estamos em constante contato com posições diversas que nos incitam a refletir.
E isso não deve ser vergonhoso ou incômodo.
Captar uma opinião pronta, como informação, codificar e nela impor sua visão, é transformar aquilo que era produção de outro em sua própria verdade. Isso, a meu ver, é prova de crescimento pessoal.
Ao contrário, empanturrar-se de idéias, opiniões, exposições alheias que não fazem parte do seu eu, é patético. Não saber defender esses pontos, ainda pior.
Portanto, um conselho a quem quer pegar o bonde andando: Seja o melhor, seja original. [Epa, mas.. isso é cópia! rs]


Pauta para o Tudo de blog, da Revista Capricho:

"Todos nascemos originais e morremos cópias". Afinal, copiamos uns aos outros o tempo inteiro. Queremos fazer parte de um grupo? Temos medo de ser diferentes? E quando é o contrário, e alguém tenta copiar tudo o que somos e gostamos?

4 comentários:

Jão disse...

Eu mesmo nunca neguei que você é grande influência pra mim =)

Anônimo disse...

"Ser criativo é a arte de esconder suas fontes"

Copiei de alguém, esqueci quem. =)

Robbie Jacks disse...

Olha, vou te contar que não aguento mais "me embasar" em idéias alheias... gostaria de chegar num ponto da vida em que as pessoas se "embasarão" nas MINHAS idéias.


E depois vou conquistar o mundo! :D



http://betajackson.blogspot.com

Tali disse...

nao dá pra responder no da robbie, entao vai aqui mesmo

- qualquer ideia, a meu ver, é uma apropriação de algo já em andamento. Por isso, acredito que várias pessoas já devem ter se embasado em ideias suas, q eram embasadas em anteriores e assim por diante.



adendo;
. quero meu blog igual ao de gabi cravo, cheio de jornalismo colaborativo =/